Banner Socioeconomia
Socioeconômia
InícioIntrodução

A Indústria de petróleo e gás natural é um dos setores econômicos de maior dinamismo no mundo contemporâneo e que introduz transformações radicais e rápidas na estrutura produtiva e no mercado de trabalho, com impactos sociais e espaciais significativos. O avanço da fronteira energética sobre a Plataforma Continental só foi possível, a partir de uma complexa rede logística costeira, que conecta os mais diferentes lugares, com distintos níveis de desenvolvimento, ao circuito mundial das finanças e da alta tecnologia.

As conseqüências da presença da indústria de petróleo e gás sobre os sistemas locais e regionais devem ser acompanhadas, com especial atenção aos aspectos ambientais e socioeconômicos. Para tanto, é necessário dispor de informações georeferenciadas, sistematizadas em séries históricas, capazes de subsidiar a tomada de decisão dos agentes públicos e privados, visando o processo de gestão sustentável do território.

Os dados disponíveis no Bampetro são provenientes de fontes primárias e secundárias, podendo estar representados em forma tabular e, espacialmente, no formato vetorial. Os dados em formato tabular são georeferenciadas segundo as unidades de menor hierarquia dentro da organização político-administrativa do território brasileiro – o município e estão estruturados nos seguintes temas: Características da População, Características dos Domicílios, Vulnerabilidade, Educação e Saúde. A ferramenta utilizada para consultar os dados que se encontram em formato tabular está disponível no link http://bp10.on.br/centrodados/usuario/login.asp 

Os dados vetoriais estão em sua maioria disponíveis na escala nacional. Alguns destes apresentam informações para os municípios costeiros e para a totalidade do território, como é o caso dos Setores Urbanos e Periurbanos Costeiros e as Terras Indígenas Costeiras. Isso ocorre, pois estes arquivos foram trabalhados no sentido de acrescentar algumas informações disponíveis no Projeto Macrodiagnóstico da Zona Costeira do Brasil – MMA. Os dados vetoriais estão organizados na seguinte estrutura: Meio Ambiente, Uso e Ocupação do Solo, Redes Logísticas, Áreas de Exploração e Produção de Hidrocarbonetos e Divisão Poliítico –Administrativa. 

InícioTipos de Dados

Formato Tabular :

Formato Vetorial:

  • Meio Ambiente - Uso e Ocupação do Solo (metadados)
  • Redes Logisticas (metadados)
  • Áreas de Exploração e Produção de Hidrocarbonetos (metadados)
  • Divisão Poliítico Administrativa (metadados)