Banner Oc. Química
Oceanografia Química
InícioIntrodução

A oceanografia química busca o conhecimento sobre a quantidade, a composição, a transformação e o destino das espécies químicas presentes nos ambientes marinhos e costeiros, o que é feito através da caracterização química tanto da água quanto dos sedimentos. Estudos sobre os processos biogeoquímicos que controlam as trocas dos elementos entre os compartimentos atmosfera, hidrosfera, litosfera e biológico, complementam este tipo de caracterização. Como resultado desses estudos tem-se uma melhor compreensão das interações das espécies químicas entre a coluna d’água, os sedimentos, o ar e os organismos.

Além da caracterização do ambiente marinho, a oceanografia química identifica e quantifica as mudanças no ambiente resultantes de atividades antrópicas, e suas conseqüências na biota. Através da identificação e posterior quantificação de poluentes e contaminantes ambientais, se pode estabelecer medidas de controle e de recuperação ambiental, e também proporcionar um melhor conhecimento dos efeitos dos poluentes e contaminantes sobre os organismos. Um bom exemplo disto são os estudos realizados com elementos-traço (substâncias presentes em quantidades mínimas nas massas d‘água), que possibilitam a compreensão de como as correntes se movimentam, e como isso poderia afetar o clima em todo o planeta.

InícioTipos de Dados

Os tipos de dados de oceanografia química armazenados no BAMPETRO foram sistematizados e classificados em dois grandes grupos:

  • Ocn Química Água – dados referentes a coluna d’água (metadados)
  • Ocn Química Sedimento.- dados referentes aos sedimentos (metadados)