Banner Oc. Bio
Oceanografia Biológica
InícioIntrodução

A oceanografia biológica é o ramo da oceanografia que estuda os seres vivos marinhos e suas relações com o ambiente. É uma ciência multidisciplinar, que aborda a interação dos diversos níveis biológicos com o meio marinho, representado pelas demais áreas da oceanografia – física, química e geológica – e sua variabilidade espaço-temporal. Os estudos em oceanografia biológica são importantes não apenas para a compreensão dos processos e mecanismos envolvidos no funcionamento e distribuição das espécies no mar, mas também pela contribuição a certas áreas, como uso tecnológico de recursos marinhos e identificação de novos recursos para uso em outras áreas da pesquisa biológica.

O ambiente marinho pode ser dividido em dois grandes habitat ou sistemas: pelágico e bentônico. O conhecimento destes sistemas permite estabelecer uma relação de causa e efeito entre a atividade poluidora e o meio ambiente. Uma vez definidos os problemas ambientais é possível a adoção de práticas ecologicamente aceitáveis e que levem a um desenvolvimento sustentável.

InícioTipos de Dados

Os tipos de dados de oceanografia biológica armazenados no BAMPETRO foram sistematizados e classificados em quatro grandes grupos: