Banner Meteorologia
Meteorologia
InícioIntrodução

A meteorologia, ciência natural do ramo da Geociência, estuda os fenômenos relacionados aos estados dinâmicos, termodinâmicos e químicos da atmosfera e as interações entre ela e a superfície terrestre subjacente. Pode ser dividida em meteorologia básica e aplicada.
É uma ciência extremamente vasta e complexa, pois a atmosfera é muito extensa, variável e sede de um grande número de fenômenos. É considerada uma das ciências com maior característica de interdisciplinaridade, pois utiliza, a todo instante, conhecimentos de outras áreas para a descrição da atmosfera, seus componentes e seus processos.

Todas as atividades costeiras e oceânicas associadas à indústria do petróleo em suas fases de exploração, produção e transporte, dependem das condições oceanográficas e meteorológicas. Uma vez que acidentes com derramamento de óleo no mar são possibilidades permanentes, os dados meteorológicos são necessários para o apoio às atividades de monitoramento ambiental, prevenção de acidentes, além do subsídio aos planos de contingência, emergência, as atividades de licenciamento ambiental e para a elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental. Aplicações semelhantes dos dados meteorológicos podem ser associadas aos portos, terminais e estruturas costeiras.

InícioTipos de Dados

Os tipos de dados meteorológicos armazenados no BAMPETRO foram sistematizados e classificados em dois grandes grupos:

  • Dados Meteorológicos de Superfície Terrestre (metadados)
  • Dados Meteorológicos de Superfície Marítima. (metadados)